Escritórios compartilhados conquistam empreendedores no Brasil

Segmento de coworkings segue crescendo em ritmo acelerado no país. Flexibilidade e networking são os principais atrativos do novo modelo

Por Abril Branded Content

17 set 2018

Tendência global

O compartilhamento de espaços corporativos já é comum em todo o mundo. Estima-se que atualmente cerca de 3% de todo o mercado global de escritórios já seja ocupado por espaços de coworking – número que deve chegar a impressionantes 30% até 2030. Por aqui, muito mais do que racionalizar os custos dos empreendedores, o modelo também tem atraído um grande número de pequenas e médias empresas e até algumas multinacionais que já veem nos escritórios compartilhados uma excelente opção para a alocação de equipes em projetos de curta duração.

Mas não é somente a questão financeira que tem atraído cada vez mais profissionais autônomos e empresas para os coworkings. A liberdade para trabalhar em um local descontraído e propício para o networking também é apontada como diferencial dos escritórios compartilhados. “É uma opção melhor do que o home office, já que permite que as pessoas se relacionem, troquem ideias e experiências ao longo do dia. Esse é um formato que já vem sendo adotado até mesmo dentro de algumas empresas, com o objetivo de melhorar a fluidez da comunicação”, afirma Hamilton dos Santos, diretor-geral da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Comments are closed.